Clínica Arionaldo de Sá

A Catnip (ou Erva do Gato) Funciona Mesmo?

Você já ouviu falar em maconha para gato ou catnip ou erva de gato ou erva gateira? Esta erva teve origem na Europa e na Ásia e traz vários benefícios para os gatos.

O gatos são altamente sensíveis ao óleo essencial que existe nas hastes e folhas da planta do catnip (a erva do gato) Nepeta cataria e outras espécies do grupo Nepeta. Quando os gatos sentem o cheiro da plantinha, eles roçam a cabeça e corpo na ervinha, pulam, rolam, vocalizam e alguns até salivam.

Apesar de muitos acharem que o Catnip faz mal, ele só traz benefícios para o animal sendo utilizado na forma e na quantidade correta.

Os efeitos de euforia e agitação são causados por uma substância chamada Nepetalactone, que não prejudica seu animal. Quando inalada, ela estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo.

Por esse motivo, o instinto predador do seu bichinho é estimulado, fazendo-o correr muito mais e liberando toda a sua tensão. Ao contrário do que muitos pensam, essa erva não é viciante, apenas perde o  efeito quando utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades.

É muito importante lembrar que  25% dos bichanos são imunes aos efeitos da Catnip, mas isso não significa que ele tenha algum problema. Alguns gatos podem ser mais resistentes e, por esse motivo, não ficam tão eufóricos ou relaxados com o uso dessa erva.