Clínica Arionaldo de Sá

Blog

Cuidados essenciais na rotina do seu pet

Todo mundo sabe que ter um pet em casa é maravilhoso. É a certeza de ter sempre um melhor amigo pertinho, que nunca vai nos deixar em segundo plano. É amor incondicional.

Entretanto, é necessário ter alguns cuidados essenciais na rotina dos pets para que eles sejam mais saudáveis e felizes, afinal, queremos ver eles bem, não é mesmo? Confira tudo no texto do blog.

Ter rotina é necessário

O que pode parecer um pesadelo para nós, humanos, é super importante na vida do pet (cães e gatos): rotina. Eles precisam ter horário para se alimentar, brincar e, claro, passear, isso serve bastante para os felinos, que também precisam da rotina do passeio. Ter uma rotina estabelecida reduz, consideravelmente, o estresse e ansiedade do seu pet.

Consultas periódicas e vacinas em dia

Cuidados essenciais na rotina do seu pet

Ver o seu pet aparentemente normalmente não garante que ele não possa ter alguma enfermidade ainda em fase inicial. A consulta periódica com o médico veterinário é capaz de identificar diversas doenças como diabetes, cardiopatias, nefropatia, hipertensão, doenças do carrapato e outras enfermidades “silenciosas” aos olhos do tutor. Nesta consulta muitas vezes também se faz necessário a realização de alguns exames que comprovarão a condição de saúde do animalzinho.

Vacinas em dia

Sem dúvidas isso é super importante para todos os pets, sem exceção. Pois com elas podemos prevenir a ocorrência de enfermidades muito graves para os pets e até mesmo evitar a transmissão de doenças para nós humanos, como por exemplo a raiva canina, leptospirose, leishmaniose, etc.

Vacinas que devem ser aplicadas anualmente:

Cães

  • Antirrábica
  • Vacina múltipla ou polivalente (V8 e V10)
  • Vacina contra a giardíase
  • Vacina contra gripe canina (tosse dos canis)
  • Vacina contra a leishmaniose

Gatos

  • Polivalente (tríplice, quádrupla ou quíntupla)
  • Antirrábica

E atenção: a dose anual é o que mantém a eficácia dos imunizantes!

Vermífugos e antiparasitas em dia

Os parasitas são grandes responsáveis por diversas doenças no pet e se não descobertas a tempo e tratadas, podem levar a morte. Por isso, consulte o médico veterinário para saber a dosagem correta para o seu pet, assim como a periodicidade que ele deve tomar os medicamentos. É fundamental para o bem-estar do seu filho de quatro patas.

Alimentação

A hora do petisco é quase sagrada, não é? Mas, cuidado com os excessos. O organismo dos nossos pets não processa bem alguns alimentos, como algumas frutas, legumes e outros.

Não brinque com a saúde do seu melhor amigo. Confira esse artigo no blog de como manter seu pet no peso ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *