Clínica Arionaldo de Sá

Blog

Principais cuidados com o pet filhote

Confira os cuidados necessários nos primeiros momentos de vida do seu melhor amigo

 

Ter um pet em casa é uma delícia. É a certeza de ter um melhor amigo sempre por perto, haja o que houver. Neste blogpost, iremos falar sobre os cuidados essenciais que você deve ter com o seu pet durante os primeiros meses de vida, período de extrema importância para o desenvolvimento físico e mental. Lembrando que os cuidados com o seu melhor amigo devem ser constantes e em todas as etapas da vida (infância, adulta e idosa). Vacinas, checkups anuais e vermifugação são alguns dos itens básicos desse checklist de cuidados que você terá com o seu pet durante a vida dele. Se você tem um cão ou um gato filhote, esse blogpost é para você.

NOVA ROTINA

Os pets gostam e precisam de rotina. É cientificamente comprovado que hábitos rotineiros ajudam o dia a dia do cão e do gato, aliviando inclusive o estresse e ansiedade.  Alimentação, passeios e brincadeiras precisam estar inclusos na programação do seu pet diariamente. Então, organize bem a sua agenda de atividades para inserir o seu melhor amigo nela. E nos primeiros dias na nova residência é preciso muita paciência, amor e carinho, nesta fase de adaptação tudo é muito novo pra ele.

IDA AO VETERINÁRIO

A ida ao veterinário é uma das primeiras atitudes ao receber o pet. Além de analisar o status de saúde dele, o médico veterinário irá passar as principais recomendações para essa fase e montar o esquema vacinal e calendário de vermífugos. O profissional também aconselhará o tutor sobre os outros cuidados básicos, alimentação (especiais para pets filhotes) e dará dicas de socialização (inclusive com os pets em casa).

ALIMENTAÇÃO

Atenção na alimentação do seu bebê pet. Dê preferência a ração própria para idade (filhotes) e evite dar petiscos de humanos sem orientação do que pode e qual quantidade adequada.  Algumas comidas podem ser tóxicas para eles, portanto cuidado.  Uma outra dica é não deixar a ração exposta. Escolha a hora das refeições, isso ajuda inclusive a estabelecer a rotina da horinha do rango.

HIDRATAÇÃO

Quem é que não gosta de se refrescar? Ainda mais nesse calor que está fazendo ultimamente. É super importante deixar água fresca à vontade para o seu pet. Para os felinos deixe sempre mais de um bebedor sempre com água limpa e pode também usar fontes com água corrente, eles amam.

ATENÇÃO EM OBJETOS PELA CASA

Seu melhor amigo vai chegar cheio de energia. Evite deixar pequenos objetos à vista para evitar possíveis acidentes. Eles podem engolir e causar obstrução. Organize bem o seu lar para a chegada no novo integrante.

SONO

O sono é super importante, principalmente quando filhote. Com meses de vida, o seu melhor amigo pode chegar a dormir até 18 horas por dia. Lembre-se: crescer requer energia! Com o tempo, as horas de sono vão diminuindo. Invista em uma caminha confortável e dê condições para ele ter um sono tranquilo.

 

Lembre-se sempre:
Pet saudável é pet feliz.
Checklist de vacinas que podem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida do seu melhor amigo:
V8 e V10;
Giardíase;
Gripe;
Raiva;

 Vacinas aumentam a expectativa de vida dos pets, protegendo-os de diversas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.